Pauta de Domingo: Teste de personalidade

Inauguramos hoje uma nova pauta aqui no blog. Todo domingo falaremos de algum tema leve e interessante que chamou a nossa atenção durante a semana, e que tenha relação com aquilo que abordamos aqui. E o dia escolhido foi domingo porque, bem, domingo é o dia da preguiça, ou pelo menos era para ser…

Após essa breve explicação vamos ao que interessa. Hoje vamos falar sobre teste de personalidade. Amamos fazer esse tipo de teste! Na verdade gostamos de fazer testes em geral (até aqueles do Buzzfeed). Testes de personalidade são ótimas ferramentas que podem te ajudar na busca por autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, especialmente quando você encontra um teste cujo resultado descreve um pouco de quem você é.

O legal desses testes é que eles revelam coisas que você já sabe, mas nunca havia descrito daquela forma. Lembrando que um bom diagnóstico de personalidade só poderá ser oferecido por um profissional da área, como o psicólogo, por isso esse tipo de teste é apenas uma ajuda, como dissemos anteriormente.

O teste que recomendamos aqui é o  16 personalidades. Resumidamente, você responde uma série de perguntas sobre suas reações a determinadas situações e, baseado nisso, você tem seu perfil situado entre os 16 tipo de personalidade que eles descrevem. Descobrimos esse teste através do blog da Bruna Vieira, o Depois dos Quinze, um super blog que aborda assuntos variados, como relacionamento, comportamento, moda etc, e achamos legal compartilhar com o mundo.

Por exemplo, o meu teste (Oi! Aqui quem fala é a Carol Carvalho) indicou que minha personalidade é do tipo Defensor ISFJ-A/ ISFJ-T. Segue um pequeno trecho da descrição desse tipo de personalidade:

A pessoa com a personalidade de Defensor é única, uma vez que muitas de suas qualidades desafiam seus próprios traços individuais. Apesar da empatia, os Defensores podem ser ferozes quando precisam proteger sua família ou amigos; embora quietos e reservados, eles geralmente têm habilidades de pessoas bem desenvolvidas e relações sociais robustas; e embora procuram segurança e estabilidade, essas personalidades podem estar notavelmente abertas à mudança desde que se sintam compreendidas e respeitadas. Como com tantas coisas, as pessoas com o tipo de personalidade de Defensor são mais do que a soma de suas partes, e é desta maneira que eles usam essas forças que definem quem eles são.”

O diagnóstico de cada personalidade é meio longo, porque descreve, de maneira geral, sua personalidade, contando os pontos positivos e negativos de seu comportamento. No final da página ainda tem uma lista de famosos que possuem a mesma personalidade que a sua. Não que isso seja muito relevante, mas é curioso. Isso tudo consta apenas na introdução! Ao acessar a seção “Está ansioso para saber mais?”, no final da página, ainda tem outras sete seções que abordam temas como amizade, relacionamento romântico, carreira, entre outros. É muito interessante!! Ressalto que apenas a Introdução está em português, enquanto as demais páginas estão em inglês.

Enfim, o teste é muito interessante! Sugerimos que todos façam e aprendam um pouco mais sobre si mesmos…

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s