Literatura para iniciantes

Depois de anos de desculpas, rejeição e preguiça indisposição mental… ACONTECEU!!! Você finalmente decidiu sair do limbo e se tornar uma pessoa culta (ou, pelo menos, colocar algo de útil dentro da cuca). Aí o primeiro problema: Por onde eu começo???

Calma jovem gafanhoto! Estamos aqui para isso. Aí vão alguns livros ultra-básicos, separados por tema, para você que nunca teve hábitos de leitura (pelo menos não de leituras mais complexas) e quer começar a mudar:

1 – Literatura clássica estrangeira: O PEQUENO PRÍNCIPE (Antoine de Saint-Exupéry)

O-pequeno-príncipe

Clichê? Com certeza. Mas, na minha opinião, esse é o melhor livro para você começar a se aventurar na literatura clássica gringa (ou talvez até na literatura de maneira geral). Esse livro é bem fino, de leitura leve, que conta com uma história super fofa e cheia de lições de vida. Um dos meus preferidos.

2 – Literatura clássica brasileira: O AUTO DA COMPADECIDA (Ariano Suassuna)

transferir

“Mas eu já vi o filme!”. Eu sei… Eu sei… Acredite, os livros do nosso país não são famosos pela simplicidade. Muita gente desiste dos clássicos brasileiros porque já começa com obras densas, como Machado de Assis. Uma estratégia que deu certo comigo foi começar a ler essas peças, que você consegue terminar rápido. Se gostar, recomendo como bônus O Pagador de Promessas.

3 – Filofia: O MUNDO DE SOFIA (Jostein Gaarder)

41-4N000z2L._SX330_BO1,204,203,200_

Para você que gosta de divagações e se sente atraído pela mãe das ciências, deixo um verdadeiro best-seller. Esse livro é uma maravilhosa ficção sobre as aventuras de uma menina descobrindo o saber filosófico, abrangendo desde a antiga Grécia até a filosofia atual. Além de ser uma história interessante O Mundo de Sofia permite que você descubra quais filósofos despertam sua curiosidade, servindo como um ponto de partida para quem tem intenção de se aprofundar no assunto mais tarde.

4 – Ficção científica: EU, ROBÔ (Isaac Asimov)

_eurobo.zoom

Não. O filme não tem ABSOLUTAMENTE NADA A VER com livro. A única coisa que eles fizeram foi pegar aquela história das “três leis”, o resto é completamente diferente. O livro é um conjunto de várias narrativas (conectadas entre si) que se passam em um mundo futurista onde a inteligência artificial é uma realidade. Observação: não espere por robôs assassinos destruindo a humanidade porque esse “Eu, Robô” é bastante simpático ao avanço científico.

5 – Religiosidade cristã: CRISTIANISMO PURO E SIMPLES (C. S. Lewis)

593770_Ampliada

Esqueça os livros de auto-ajuda mesclada com doutrinas. Escrito durante a II Guerra Mundial, “Cristianismo Puro e Simples” trás um conjunto de reflexões feitas pelo nosso querido autor de “As Crônicas de Nárnia” em programas de rádio. Todas as declarações descritas tiveram como objetivo reavivar a fé dos ingleses naqueles tempos sombrios, desvendando o cristianismo de maneira fácil de compreender e aplicável no dia-a-dia. Leitura muito interessante e enriquecedora para curiosos, confusos e devotos.

Lembrando que essa lista é apenas minha sugestão para quem deseja refinar mais a leitura, sendo que há vários outros livros que poderiam estar aí.

O importante é ler!

2 comentários em “Literatura para iniciantes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s