Sobre ter medo de amar

Eu tenho medo de relacionamentos. Aliás, tenho medo de muita coisa, mas nesse caso, especificamente, me refiro a relacionamentos amorosos. Acredito que a raiz desse mal está relacionado a minha falta de confiança no ser humano. Nunca fui traída, agredida, nem nunca passei por alguma situação traumática em um namoro. Aparentemente, aprendo com os erros dos outros, como se o sofrimento deles fosse meu, como se eu própria sentisse a dor que os aflige.

E quando penso no assunto me sinto uma covarde. Sim, uma covarde! Vejo as pessoas tentando novamente, conhecendo novas pessoas, arriscando de novo, dando uma chance para o amor, enquanto eu me sinto paralisada. O pior de tudo é que sei que eu mesma me paraliso.

Aquelas frases motivacionais de redes sociais não fazem sentido para mim. Os conselhos não fazem sentido para mim. Nem mesmo aqueles livros românticos fazem sentidos para mim! E olha que amo romances, só que os enxergo apenas como uma ficção. Aquilo não é real.

Daí bate aquele desespero: Deve ter algo errado comigo. Essa falta de esperança não deve ser normal. Ao mesmo tempo, penso que tudo isso é minha reação a esse mundo louco que vivemos hoje, onde até a palavra amor é banalizada, onde as relações não precisam ser tão profundas, apenas rápidas, onde tudo é relativo, então como posso ter certeza do que sinto por você? Insegurança, essa é a palavra.

É claro que eu sei que não devemos generalizar e acreditar que todos tem a mesma conduta. Aquela velha história de que “todo homem é igual”, sabe? Eu realmente não acredito nisso. Não acredito que eu seja a única excessão da face da terra, mas tenho dificuldade em dar uma chance para alguém.

Acho que me falta coragem.

E é isso que peço a Deus todos os dias. Coragem para seguir meus planos, coragem para enfrentar as dificuldades, coragem para ser eu mesma e coragem para acreditar nas pessoas. Afinal, o problema também está em mim.

 

3 comentários em “Sobre ter medo de amar

  1. Se você não der uma chance para outra pessoa nunca vai ter a oportunidade de conhecer alguém incrível. É difícil seguir em frente, ainda mais quando se sofre muito, mas é preciso deixar as coisas do passado no passado. E se der errado de novo, paciência e tente novamente. Uma hora vai dar certo. Mas é preciso se curar antes de entrar em uma nova relação. Tenha fé. Ainda existem pessoas que valham a pena, só são raras de encontrar. Mas nunca se sabe quando você vai se esbarrar com ela por aí.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s