Pauta de domingo: ENEM e Universidades

Mais de 6 milhões de pessoas se inscreveram para realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, que teve sua última fase nesse domingo. Alguns eram professores interessados nas provas. Outros, estudantes querendo apenas testar seus conhecimentos. Mas a maioria buscava uma vaga nas universidades.

Os brasileiros têm dado uma importância cada vez maior ao diploma universitário, sendo visto por muitos como sonho ou até mesmo símbolo de status. Isso em si não é um problema. O problema é quando o diploma se torna mais importante do que aprender. É comum ver nas universidades estudantes que não prestam atenção na aula (ou simplesmente não as assistem), colando nas provas e deixando os estudos de lado. O resultado disso são profissionais de desempenho decepcionante.

Nem todos nós podemos entrar no curso/universidade dos sonhos. Nem todos nós podemos fazer faculdade no exterior ou intercâmbios durante a graduação. Mas isso não deve ser motivo para agir como se a vida tivesse acabado e empurrar tudo com a barriga. 

Não importa qual for o resultado do ENEM e onde você vai estudar, não seja medíocre. Se esforce para ser o melhor onde quer que for. Aproveite toda a estrutura da universidade, por menor que seja. Procure destruir todas as suas deficiências e reforçar pontos fortes. Aproveite todas as oportunidades, ainda que poucas. Seja implacável e novas possibilidades vão surgir.

Por fim, como diria um querido professor do ensino médio: “Tudo o que você for fazer, mergulhe de cabeça”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s