Como lidar com pessoas difíceis?

Quando me refiro a pessoas difíceis estou me referindo a pessoas que são rápidas para machucar, que estão sempre muito mais dispostas a falar do que a escutar, que não são abertas ao diálogo porque suas certezas são muito maiores do que suas dúvidas. São aquelas pessoas que você não sabe muito bem o que fazer com elas, porque nada do que você faz é bom o bastante e tudo o que você fala pode ser usado contra você.

Para mim, pessoas difíceis são pessoas tóxicas, que sugam nossa energia e geram vários conflitos ao seu redor. Se você puder se afastar dessas pessoas eu te peço, por favor, que SE AFASTE! A vida já é cheia de problemas, cada um carrega sua cruz, então não precisamos de mais uma carga para nos sobrecarregar.

Mas e quando você não pode se afastar de uma pessoa assim? E quando essa pessoa difícil é o seu chefe, seu vizinho ou pior, um membro da sua própria família? Como lidar com pessoas assim? Bom, nesse caso a situação já é mais complicada e a pergunta se torna meio retórica, porque também estou em buscas de respostas.

Mas depois de muito refletir sobre o assunto, ler e assistir sobre isso, elaborei uma lista com algumas dicas que, pelo menos para mim, fazem bastante sentido.

1- Fale pouco, escute muito

Como eu disse, pessoas difíceis geralmente não são muito abertas ao diálogo. Deixe que ela fale. Sei que é difícil, porque nossa tendência natural é nos proteger, nos defender. Mas acredito que responder na mesma moeda não é o melhor caminho. Quando tiver que expor sua opinião, seja pontual e firme. E nunca eleve seu tom de voz!

teco_nicolau_quot_a_sabedoria_em_lidar_com_pessoas_difi_lpmjv53

2- Nunca retribua o mal com o mal

Tem muita gente por aí que parece até gostar de provocar intrigas e confusões, que sabem muito bem usar a fofoca e a mentira para prejudicar o outro. Que são agressivas e ambiciosas ao extremo, daquelas que fazem de tudo (inclusive passar por cima dos outros) para conseguirem o que querem. Não tenha ódio de pessoas assim, tenha pena, porque são pessoas que desconhecem o verdadeiro sentido do amor e que não entendem que estão nesse mundo apenas de passagem. Logo, não retribua o mal com o mal, porque isso só vai gerar mais conflito. Não precisa deixar que te façam de trouxa, não é isso. Mas não se torne aquilo que te feriu!

aquilo que te feiru

3- Coloque limites no seu relacionamento

Um relacionamento nunca é unilateral, mas sim uma via de mão dupla, pois sempre envolve duas pessoas. Ambas devem estar cientes daquilo que podem e não podem fazer nesse relacionamento, até onde podem ir. Tudo isso é definido através do diálogo, o que torna essa etapa bem difícil. Porém, acredito que se você não estiver satisfeito, precisa deixar claro e expor sua opinião. Se a outra pessoa não gostar, isso já é problema dela. Faça a sua parte.

diga não

4- Entenda que você não vai conseguir mudar o outro

Penso que muitas vezes temos dificuldades de lidar com pessoas que não enxergam o mundo como nós. Certas coisas são tão claras, como o outro pode duvidar disso? Ou ainda enxergar um problema onde não existe? Lembre-se que cada um tem sua história, trilhou o seu caminho, carrega sua cruz e mais, sofre as consequências de suas escolhas. Logo, ninguém nunca vai ser igual a você. Isso não significa que você não deva falar sobre aquilo te magoa ou machuca, mas não crie expectativas que o outro vá escutar. A mudança sempre será uma escolha individual.

transferir

5- Se estiver te fazendo muito mal, deixe ir

Tentei de tudo. Mudei minhas estratégicas, baixei a guarda, fiquei na minha. Ainda sim o outro me agride, me adoece, me prejudica com sua presença. Devo continuar insistindo nisso? NÃO. Se a pessoa estiver te fazendo muito mal, não permita que ela permaneça na sua vida. Você não é obrigado a aguentar tudo, mesmo que seja da sua família. AAAA MAS É MEU CHEFE!! Seu emprego é importante, mas a sua saúde mental não tem preço. O bem estar mental está relacionado com qualidade de vida e com o bom funcionamento do corpo, e doente você não será capaz de fazer nada. É difícil? Ninguém disse que seria fácil. Planeje-se e tente busca outras oportunidades, mas não se mate por quem não se importa com você.

Deixe ir

6- Tudo é aprendizado

Gosto de pensar que todas as pessoas estão na nossa vida por algum motivo. Algumas nos ensinam a não sermos como elas. Outras nos fazem passar por situações que nos tornam mais fortes. Nada acontece por acaso, portanto tente enxergar as lições por trás de tudo que acontece na sua vida, e cresça com isso.

Nada na vida

Acredito que no decorrer da vida essa lista vá mudar. Por enquanto, são essas as dicas que posso compartilhar. Espero ter ajudado.

 

 

 

Um comentário em “Como lidar com pessoas difíceis?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s