Para transformar sonhos em realidade

Nos últimos tempos eu tenho ganhado aversão ao termo “sonho”. Não por conta da palavra em si, mas pelo sentido que ela carrega entre a maioria das pessoas: um equivalente de devaneio, utopia, algo completamente distante da realidade. Devido a isso, eu tenho feito alguns exercícios para fazer com que meus sonhos deixem representar o mundo das ideias:

1 – Nada é impossível e tudo é normal

Artista famoso, prêmio Nobel, agente da Interpol, astronauta, herói militar. O imaginário popular, influenciado pela grande mídia, nos leva a crer que essas atividades sejam fantásticas práticas místicas e que exigem um “algo” que poucos escolhidos possuem. O que eles omitem é que essas profissões são, apenas, profissões. Exigem planejamento, qualificação, disciplina, perseverança e força de vontade em uma dose acima da média, é claro, mas não são proezas metafísicas.

2 – Tchau sonhos… Olá, planos!

Ao invés de sonhar acordado pensando como você queria ser/ter tal coisa, por que não começar a planejar as rotas possíveis para chegar a esse destino? Substituir o “Meu sonho é aprender isso” por “Eu quero, e vou, aprender isso”? É claro que a vida nem sempre é simples, que dirá fácil, mas isso não pode ser pretexto para não sair do lugar.

3 – Atingindo metas

Depois de montar os planos é correto e desejável dividi-los em metas, pequenos objetivos para serem alcançados. Isso é muito importante porque ajuda a desfrutar do processo e consequentemente reduzir o desânimo. Sem contar que é muito bom ver as coisas finalmente saindo do lugar, ainda que seja aos poucos.

Importante – Nenhuma experiência é desperdício

É claro que a teoria sempre é mais fácil do que a prática. Para quem tem a mente viciada em uma postura passiva diante da vida a mudança é dolorosa, lenta e cansativa. Mas mesmo sofrendo algumas derrotas é importante perseverar porque isso vai render bons frutos futuros.

Não digo que todos vamos alcançar plenamente nossos sonhos “impossíveis” (quem me dera poder oferecer essa garantia). Porém, tenho certeza que todos podemos nos tornar pessoas maduras e felizes. Boa sorte na sua jornada!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s