6 Lições que aprendi com #GIRLBOSS

Acho difícil você nunca ter ouvido falar do livro #GIRLBOSS, da Sophia Amaruso. O livro fez tanto sucesso, que virou até série da Netflix! A série eu nunca assisti, mas depois da leitura, fiquei com muita vontade!

girlboss livro

Bom, apenas para situar: A autora, Sophia Amaruso, é a fundadora e CEO de uma marca super famosa lá nos EUA, chamada Nasty Gal. No livro ela conta um pouco de sua trajetória até o surgimento e desenvolvimento de sua grife, que hoje é muito bem avaliada financeiramente. Mas não se trata de uma mera biografia, apesar dela expor vários momentos bons e ruins de sua vida (tem foto e tudo), e sim de uma inspiração  para quem quer fugir do padrão, empreender ou ter sucesso na carreira.

Tudo que eu falei sobre o livro é bem resumido, mas o objetivo aqui não é fazer resenha, e sim expor algumas lições importantes que aprendi com essa leitura, até para você ver como vale a pena … Acompanhe (contém alguns spoilers):

1- O seu passado não te define.

No livro, Sophia conta um pouco sobre suas escolhas (algumas bem erradas), suas dificuldades na trajetória escolar, sua aversão ao capitalismo e aos padrões de beleza, e suas loucuras… Apesar disso (e porque ela precisava de dinheiro) ela começou o seu negócio, que no início era apenas uma loja no ebay, até crescer e se tornar uma gigante. Ela não fez faculdade, teve vários empregos, passou por várias escolas, teve depressão e ainda sim conseguiu conquistar muita coisa. É claro que não foi da noite para o dia. Ela lutou muito também, mas focou no futuro, foi determinada e venceu. O que aprendemos? Não importa se você está vivendo um período meio ruim agora, você pode sim virar o jogo!

2- Tente enxergar a saída. Se não tiver uma, então crie.

Sophia tinha dificuldade em ficar nos empregos que conseguia, dentre outras coisas, porque não gostava deles. Daí ela resolveu criar sua loja virtual no ebay PARA QUE NÃO PRECISASSE LIDAR COM PESSOAS. Isso mesmo! Ela teve essa ideia porque queria trabalhar sozinha! Entendeu sua dificuldade e teve uma ideia a partir daí. E não foi só isso. Ela não tinha muito dinheiro, mas amava peças vintage e tinha uma boa noção de moda e fotografia. Então ela montou uma loja virtual de peças vintage. O que aprendemos? Conheça a si mesmo(a), suas dificuldades e suas qualidades e transforme suas características em ferramentas que trabalhem ao seu favor, especialmente no que se refere a escolhas profissionais e criativas.

3- Seja corajosa e lute para ter a vida que sempre sonhou.

Olha só esse trecho do livro:

“Descubra o que você ama fazer e aquilo em que é ótima, depois tente pensar em como viver disso! Não tenha medo. Nós todos vamos morrer, é só uma questão de quando e como – então seja corajosa! Você nunca vai se arrepender por ter tentado realizar um sonho!”

O que dizer depois disso? Não desista dos seus sonhos! Vai ser difícil sim, muita gente vai dizer que você está ficando louca, vai tentar te desanimar, mas no final das contas quem vai viver essa vida é você! Então se você tem um sonho, não tenha medo de tentar realizá-lo. E se não der certo? Tudo bem também, pelo menos você terá tentado. Busque outro sonho para realizar.

4- Não se importe tanto com a opinião dos outros

Essa é difícil de aplicar, pelo menos para mim, mas é sempre bom reforçar que você precisa ser firme, saber seu valor e não mudar seus planos diante das críticas. Após a Nasty Gal ter se tornado uma empresa mais consolidada, Sophia tinha (e imagino que ainda tenha) que se manifestar e interferir em várias decisões importante. Ela não fez faculdade, não tinha experiência na gestão de um grande negócio, teve que aprender muita coisa na prática. Ela não se importou em demonstrar dúvida, mesmo quando, aparentemente, todos já entendiam a situação. Ela não se importou com as viradas de olho, nem com os pré-julgamentos. E assim, tomou as decisões que fez dela uma #GIRLBOSS. O que aprendemos?

“Não importa onde você está na vida, você vai poupar muito tempo ao não se preocupar demais com o que os outros pensam”.

“Não importa quais sejam os seus sonhos, se você escutar só aqueles que estão a sua volta, as chances de seus sonhos se tornarem realidade são muito pequenas…”

6- Controle seus gastos!

Isso mesmo que você leu. “Não gaste mais do que você tem” é uma frase que temos que deixar grudado no espelho e olhar todo o dia. Nesse mundo louco do consumo, ficamos tentados a adquirir coisas (que muitas vezes nem precisamos). Pode ser por status, por moda, enfim… Não faça isso. Sophia nunca teria conseguido ter uma empresa se tivesse sido descontrolada e gastado seus primeiros pagamentos em futilidades. Ela investia novamente na empresa e pensava muito bem antes de investir o dinheiro. Pode parecer bobo, mas muita gente se enrola, e cria até problemas emocionais mesmo, por não saber lidar com dinheiro. Então cuide bem de suas finanças, dinheiro não cai do céu!

Eu poderia escrever muito mais sobre esse livro, mas daí a sua leitura perderia a graça… Como eu disse, #GIRLBOSS não é biografia, nem auto-ajuda, mas é realmente um livro recheado de frases inspiradoras e lições para a vida. Ficou curioso? Leia esse livro, é sério! Vale a pena!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s