Como ser organizado sem ser organizado?

como-ser-organizado-sem-ser-organizado-irmascarvalho

Eis o grande mistério!!! Não, não somos pessoas organizadas, mas sabemos que se quisermos conciliar esse blog com nossa vida pessoal, acadêmica e profissional, precisamos nos tornar AGORA. O problema é que os sites de organização que acessamos geralmente orientam a criação de várias listas, agendas, anotações etc, com diversas subdivisões que nós sabemos que não vamos seguir na correria do dia-a-dia.

Então o que fazer?

A proposta desse post é apresentar chamar atenção para alguns pontos importantes sobre organização, para você, que assim como nós, é desorganizado, mas precisa mudar isso imediatamente.

1-  MUDANÇA DE ATITUDE: PARE DE PROCRASTINAR!!!!!

Você pode anotar suas atividades pendentes em todos os lugares que você quiser, mas se você não assumir o compromisso de realizá-las, não vai adiantar nada. Então o primeiro passo é realmente desejar essa mudança de postura, uma mudança interna seguida da mudança externa, de fato, para que você realmente faça o que precisa ser feito.

2- MANTENHA UMA AGENDA

Pode ser uma agenda, um caderno, um planner, um aplicativo, qualquer coisa que você possa anotar todos os seus compromissos e atividades. A única exigência é que ele seja SEMPRE de fácil acesso. Não adianta anotar tudo e deixar perdido no quarto ou na mochila/bolsa. Você precisa VER essa agenda.

agenda-reunião-irmascarvalho
Fonte: Endeavor Brasil

3- ORGANIZE SEUS HORÁRIOS

É claro que imprevistos sempre ocorrem, como o caso de um professor marcar aulas extras nos horários vagos (coisa bastante comum no meu curso na universidade). Porém, você precisa organizar seus horários para o planejamento e execução das atividades pendentes. Simplesmente anotar que tal dia você precisa entregar projeto X não vai adiantar nada se você não separar um tempo para realizá-lo.

4- MANTENHA SEU QUARTO ORGANIZADO

Mas o que isso tem a ver? TUDO!  Você já entrou numa loja, ou casa, e estava tudo tão arrumado que você ficou com medo de mexer em alguma coisa? Então… Quando você está em um ambiente organizado, as coisas fluem e você tende a tentar manter essa organização. Não estou falando que seu quarto ou casa precisa ser um modelo de revista, mas que deve ser minimamente organizado e, com isso, acredito que você vai se sentir inspirado a ter uma rotina organizada também.

decoração-espaço-apartamento-pequeno-quarto-organizado-revista-gente-nova
Fonte: Gente Nova

5- OUTRAS SUGESTÕES

Nessa busca por tentar ser organizada, conheci os sites da Thaís Godinho (vidaorganizada.com) e da Ana (www.euorganizado.com) que possuem várias dicas legais e orientações bem específicas sobre organização, inclusive indicando métodos diferentes para te ajudar no processo. Fica a dica caso você queira se aprofundar no assunto. A Ana também disponibilizou em seu site um planner gratuito para 2018, caso você queira usar. Eu já baixei o meu.

Por último, preciso te lembrar que tudo o que escrevemos aqui são questões importantes que pretendemos levar a sério em 2018, mas que você precisa encontrar um método de organização que se adapte a sua rotina e a quem você é. No decorrer desse ano, vamos falar o que deu certo na nossa rotina. Espero que você também consiga!

4 comentários em “Como ser organizado sem ser organizado?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s