Eu não sei fazer nada

eu-nao-sei-fazer-nada-irmascarvalho

Acho que grande parte de nós, pobres mortais, já deve ter tido essa horrorosa sensação de ser um peso, de não ter nenhuma habilidade ou não se destacar em nada. Para mim isso foi (e ainda é) uma fonte de angústia muito grande, então vou tentar elucidar as razões por trás disso e dar algumas dicas.

1 – Você não tem habilidades que chamem atenção dos outros

Em geral o que chama atenção são carisma, talento artístico (musical), destaque em algum esporte popular ou algo do tipo. Talvez você tenha alguma facilidade com computadores, jogos de estratégia, escrita ou química. Isso pode até não te dar um grande prestígio na escola ou faculdade, mas se ignorar as opiniões alheias e investir em seu próprio dom vai ter um futuro brilhante. Que tal se aprofundar no que realmente gosta?

2 – Você não tem uma habilidade “extraordinária”

Esse é um dos pontos mais difíceis de superar, na minha opinião. Algumas pessoas conseguem pintar quadros ultra-realistas aos 7 anos de idade, fazem o primeiro show aos 15 e se tornar milionárias aos 21. Isso não é, nem de longe, um padrão razoável para tentar seguir. É claro que todos nós gostaríamos de ser “extraordinários”, mas é importante entender que não fazer parte desse pequeno grupo não te torna um inútil.

3 – Você não tem habilidades “práticas”

Talvez você domine alguma técnica avançada mas tenha extrema dificuldade para fazer coisas do dia-a-dia. Talvez você seja bom no trabalho ou estudos mas não consiga lidar bem com questões cotidianas. Seja como for, tudo isso pode te fazer sentir impotente em relação à vida. Infelizmente, o ato de viver não vem com manual de instruções ou fórmula pronta. A única forma de mudar isso é sair da zona de conforto e tentar realizar essas tarefas que te incomodam com a maior frequência possível até conseguir.

4 – Você não é o melhor no que faz

Se sair dentro da média ou não ser o melhor no que faz não significa que você seja inferior. Talvez o seu problema seja treinamento insuficiente ou até mesmo estar treinando da maneira errada. É importante fazer muitas pesquisas procurar saber o que pensam as pessoas que realmente entendam do assunto em questão. E lembre-se: sempre vai existir alguém que se sai melhor do que você. Não adianta ficar paranóico.

5 – ÚLTIMO CASO: você realmente não consegue fazer nada

Tenho lá minhas dúvidas de que realmente exista alguém assim. Mas, se você tem certeza absoluta que não se sai bem em nada tem que fazer duas coisas: focar em uma área de interesse e praticar, e procurar ajuda psicológica. A falta de auto-estima, além de te fazer enxergar defeitos onde eles não existem, dificulta o seu progresso.

Todos esses itens mostram apenas minhas reflexões sobre o assunto. Não existe fórmula pronta para ser uma pessoa melhor, mas espero que essas dicas possam te ajudar.

4 comentários em “Eu não sei fazer nada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s