Lições da Dama de Ferro

as-licoes-da-dama-de-ferro-irmascarvalho

Nas últimas semanas finalmente consegui assistir uma série que eu queria ver a muito tempo: The Crown. Assisti logo as duas temporadas e já estou contando os dias para a próxima. Assistindo a série, fiquei muito curiosa com a aspectos históricos e políticos que envolvem a Grã-Bretranha, bem como as pessoas por trás de todos os acontecimentos retratados ou não na série. Buscando mais informações, achei alguns filmes interessantes, como “A Dama de Ferro”, lançado em 2011, filme biográfico de Margaret Thatcher, a primeira-ministra MULHER do Reino Unido, que passou cerca de 11 anos no poder e participou de decisões importantes que moldaram seu país como conhecemos hoje.

Margaret Thatcher também é conhecida por suas posições políticas controversas (muitos criticam seu legado até hoje). Porém o foco desse post não é realizar uma crítica cinematográfica ou uma análise política da primeira-ministra, mas focar nos seus aspectos realmente pessoas, assim como seu posicionamento e opinião forte, traços bem retratados no filme.

 

Resultado de imagem para margaret thatcher filme
Fonte: Antena 1

O que podemos aprender com ela? Segue a lista:

1- Algumas coisas são inegociáveis

O filme mostra uma Margaret Thatcher fiel aos seus príncipios, independentemente de influências e acontecimentos externos, o que a tornou uma pessoa tida como inflexível em muitos aspectos (não é a toa que os soviéticos passaram a chamá-la de Dama de Ferro). A questão é que apesar de vivermos numa época em que se prega o diálogo como solução principal para todos os conflitos, é preciso lembrar que algumas coisas não podem ser negociadas, a não ser que você esteja disposto a abrir mão de quem você é e dos seus princípios.

2- Não se importe tanto com a opinião dos outros

Ela levou isso ao extremo, como você pode perceber vendo o filme ou estudando história. Foi fiel ao que acreditava ser o certo até o fim. Pagou caro por isso, com certeza, afinal ser primeira-ministra de um país que passava por vários problemas econômicos não deve ter sido fácil. Mas Margaret Thatcher se tornou um exemplo (para mim pelo menos) de alguém que realmente conseguiu ignorar a pressão externa e colocar em prática aquilo que acreditava.

3- Você se torna aquilo que pensa

Numa determinada cena do filme, Thatcher, já idosa, é questionada pelo médico quanto ao que sentia. Então ela responde dizendo que vivemos numa época na qual as pessoas se preocupam mais com o que sentimos, do que com pensamentos e ideias, e cita alguns versos de Frank Outlaw:

“Vigie seus pensamentos, eles tornam-se palavras.
Vigie suas palavras, elas tornam-se ações.
Vigie suas ações, elas tornam-se hábitos.
Vigie seus hábitos, eles formam seu caráter.
Vigie seu caráter, ele se torna seu destino.”

Ás vezes o que você sente é apenas um sintoma de que algo está errado na sua mente. Passe a se preocupar e a vigiar os seus pensamentos a respeito de si mesmo e do mundo a sua volta. As ideias e crenças que você constrói dizem muito mais sobre você do que você imagina.

4- Na vida é preciso tomar decisões difíceis

Durante todo o seu governo enquanto primeira-ministra, Thatcher teve que tomar decisões difíceis, se portando como uma líder que gostava de pensar nas consequências para o futuro, mesmo que contrariasse os anseios da população. Enfrentou muitos protestos populares e resistência dentro do próprio partido. Entrou numa guerra. Mandou afundar navios. Incontáveis decisões difíceis, derivadas de uma história complexa e consequências complicadas de lidar. É preciso ter muito coragem para tomar esse tipo de decisão.

Resultado de imagem para margaret thatcher filme
Fonte: Caras

Isso tudo me faz lembrar de outra frase de um personagem icônico que marcou minha adolescência, e que ainda reverencio na idade adulta. Alvo Dumbledore, personagem do universo de Harry Potter criado pela escritora J. K. Rowling, disse a seguinte frase:

“Tempos difíceis nos aguardam e em breve teremos que escolher entre o que é certo e o que é fácil.”

Muitas vezes, seguir pelo caminho certo implica em enfrentar grandes desafios, e isso exige de nós coragem, dedicação e resiliência. E tenha a certeza de que esse tipo de decisão será necessária em algum momento na vida de todos nós.

5- Você pode alcançar o topo

Quem diria que a filha do quitandeiro chegaria ao cargo político mais alto da Grã-Bretanha em plena 1979? Margaret Thatcher lutou muito para alcançar esse cargo. Com certeza engoliu muita coisa e fez muitos sacrifícios para chegar ao topo numa época muito mais difícil para ser mulher, comparado ao momento atual. Isso só demonstra que, seja lá qual for o “topo” que você deseja alcançar, você deve acreditar que seu objetivo é possível e lutar por isso.

Uma frase atribuida a ela e que não está no filme, mas é muito pertinente nesse tópico, é a seguinte:

“As pessoas acham que no topo não há muito espaço. Elas tendem a pensar no topo como um pico do Everest. Minha mensagem é que há uma imensidão de espaço no topo.”

Pense nisso.

Resultado de imagem para margaret thatcher
Fonte: Libertarianismo

Uma reflexão

Depois de assistir o filme, fiquei muito curiosa para ler os livros de Thatcher (ela tem vários), porque certamente eles são bem mais completos do que o filme, e fiquei chocada com a dificuldade em encontrar seus títulos em português. Sua autobiografia e o livro “A arte de governar” são os livros que eu gostaria de ler, mas simplesmente estão indisponíveis ou esgotados em quase todo o site que procurei. Isso ocorre porque a procura é grande (no Brasil?) ou por conta do posicionamento conservador da primeira-ministra? Estranho… Talvez a solução seja me virar no inglês mesmo…

Enfim, convido você a ler sua história ou assistir o filme. Tenho certeza de que vai aprender muito.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s