Mude seus hábitos para ter a vida que sempre sonhou

mude-seus-habitos-e-tenha-a-vida-que-sempre-sonhou-irmascarvalho

No início desse ano eu fiz um voto comigo mesma de que 2018 seria um ano diferente. Melhor. Chega de vitimização, de colocar a culpa na política, na família, na criação, nas estrelas etc. É claro que passamos por muitas experiências nessa vida, que não necessariamente dependiam de nós. Mas é importante lembrar que nos temos sim a escolha de deixar o passado para trás, por mais difícil que isso seja, e finalmente tomar as “rédeas da nossa vida” e mudar nossas atitudes HOJE. Sem isso, nunca teremos a vida que sonhamos.

Foi por isso que escolhi como palavra norteadora desse ano a CORAGEM, porque vou precisar de força para fazer as mudanças que eu desejo. E não me refiro necessariamente a mudanças externas, como mudar de emprego ou sair da casa dos pais. Me refiro a mudança de comportamento e pensamentos, desses padrões que nós construímos e seguimos a tanto tempo que não conseguimos mais enxergar rotas alternativas, e quando você vê, passou a vida girando em círculos, sem chegar de fato a lugar nenhum.

E como mudar um comportamento antigo é difícil. Isso porque muitas vezes ele está tão enraizado na nossa vida que se tornou um hábito. É óbvio que nem todo hábito é ruim, como escovar os dentes ou verificar seus e-mails todo dia de manhã, mas existem sim hábitos ruins, que te matam aos poucos. Ora seu corpo físico, ora seu corpo mental, mas também seus sonhos e até seu futuro.

A pergunta que fica é: Como mudar esse quadro?

o-poder-do-habito-charles-duhigg-irmascarvalho
Fonte: CONTI outra

Na busca por respostas, finalmente li o livro “O poder do hábito – Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios”, do Charles Duhigg. O livro é dividido em três partes: O hábito no indivíduo, o hábito nas empresas e o hábito na sociedade, sendo que cada uma aborda pesquisas e conta histórias pertinentes a sua parte. Cada história traz um aprendizado e um incentivo sobre como somos capazes de mudar nossos hábitos. O que realmente persiste em todo o livro é o entendimento da existência do chamado Loop do Hábito, se referindo a como um hábito funciona. O ciclo é sempre o mesmo:

Deixa >>>> Rotina >>>> Recompensa >>> Deixa >>> ….

loop-do-habito-irmascarvalho
Fonte: Midializado

Basicamente a deixa se refere aquilo que te move a ter determinado comportamento/pensamento. A rotina é a atitude habitual em si. E se você criou um hábito, certamente está ganhando alguma coisa com isso, a recompensa. E o ciclo se inicia novamente.

A questão é que temos sim o poder para interferir nesse ciclo. O primeiro passo é reconhecê-lo, o que me leva a pensar como a busca por auto-conhecimento é importante. O segundo passo é QUERER MUDAR. E não, isso não é fácil, como o autor coloca muito bem no livro através dos seus diversos exemplos. Mas é possível sim.

A sugestão de Duhigg?

“Para modificar um hábito, você precisa decidir mudá-lo. Deve aceitar conscientemente a dura tarefa de identificar as deixas e recompensas que impulsionam as rotinas do hábito e encontrar alternativas. Você precisa saber que tem o controle e ser auto-consciente o bastante para usá-lo.”

Ou seja, ele fala nessa e em muitas outras frases impactantes sobre  o poder da escolha e da persistência para alcançar a mudança. Isso explica porque pessoas que fumam a 40 anos conseguem parar de fumar, ou como uma pessoa sedentária consegue aderir a uma rotina de exercícios físicos. Elas não são diferentes de nós, a não ser pelo fato de terem escolhido mudar e de não terem desistido apesar das reações físicas que sentiam, por causa da abstinência do cigarro ou a dor muscular provocada pelo exercício.

A minha sugestão é que você se olhe no espelho todos os dias e repita “Quem manda aqui sou eu!!!!”, para ver se você internaliza que tem poder sobre suas decisões, sua mente e sobre o seu corpo, e não o contrário…

mude-suas-atitudes-o-poder-do-habito-irmascarvalho

Eu sei que não fiz uma resenha do livro, e não era essa a minha intenção, mas precisei comentar um pouco sobre ele e como a compreensão do que ele traz me marcou positivamente, com tantas histórias de incentivo e outras de alerta sobre como pode ruim ser refém de seus hábitos. Por isso, eu recomendo MUITO a sua leitura. Tenho certeza de se sentirá mais motivado!

 

Um comentário em “Mude seus hábitos para ter a vida que sempre sonhou

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s